A Indústria do Esporte


A INDÚSTRIA ESPORTIVA NO BRASIL E NO MUNDO


No mundo, a indústria do esporte movimenta algo em torno de US$ 1 trilhão.
A cada gol, cesta ou raquetada, as caixas registradoras das empresas de marketing esportivo rodam numa velocidade impressionante.
Trata-se hoje de uma das mais lucrativas indústrias do planeta, que contribui com o nascimento de grandes companhias da noite para o dia.



Números no Brasil (2002)


- A indústria esportiva no Brasil, movimenta em média R$ 31 bilhões por ano e vem crescendo a cada ano. Já ultrapassa os 3% do PIB brasileiro.
- Só os torcedores do Flamengo têm um poder de consumo maior do que a Venezuela e cerca de 65% da Argentina·



Números no mundo (2002)


- Nos EUA, a indústria do esporte gera US$ 613 bilhões por ano, representando 6,7% do PIB (Dados de 2002). Em 1982 a industria americana de esporte era composta de apenas 10 investidores, hoje essa realidade é de 3,4 mil empresas.
- Os canais de televisão com programação esportiva nos Estados Unidos dobraram. Em 1997, eram 69. Hoje, são mais de 130;
- Custo de um comercial na final do campeonato de futebol americano (SuperBowl) ultrapassa U$ 70 mil/segundo;
- Na Europa, os direitos de transmissão com esportes dobraram desde 1992: de US$ 1,47 bilhão para US$ 3,3 bilhões. Até 2008, a previsão é que dobre novamente, chegando a US$ 7,5 bilhões;





<< voltar