Gerard Moss

Acostumado a pegar o avião sozinho desde os 4 anos de idade, voando da casa da mãe na Suíça até a do pai na Inglaterra, Gérard não parou mais de viajar. Aos 13 anos, fez sua primeira longa viagem terrestre, partindo de Lausanne para Paris com mais quatro amigos numa pequena ‘frota’ de mobilettes.


Desde moleque, ele sempre gostava de velocidade. Nos anos 80, chegou a participar de vários ralis e até correr de Formula Ford no circuito europeu. Mas também nunca teve aversão à lentidão, tanto que morou, por alguns tempos, a bordo de um veleiro em San Diego, Califórnia, atravessado o Pacifico até Havaí.


Apesar de formado em engenharia mecânica, sempre trabalhou no ramo de afretamento marítimo, profissão que o trouxe para o Brasil em 1983 quando abriu uma empresa no ramo, no Rio de Janeiro, especializada em exportação de soja.


Desde que tirou o brevê de piloto na Califórnia em 1983, a paixão de voar só aumentou. Ao decolar em 1989, para dar sua primeira volta ao mundo, essa junto com Margi, ele tinha 500 horas de vôo e, ao terminar a segunda circunavegação em 2001, já tinha acumulado 3.000 horas de vôo.


Tendo morado em vários paises, Gérard se encantou de vez pelo Rio de Janeiro e se naturalizou brasileiro. Morou no Rio de Janeiro durante 25 anos e agora mora em Brasília, mas perto de seu campo de atuação, a Amazônia.


Em junho de 2001, Gérard decolou do Rio de Janeiro para realizar o Projeto Asas do Vento, no qual deu a volta ao mundo em um motoplanador, único no mundo a fazer tal viagem em toda a história. Levou a bandeira da aviação brasileira pelo planeta, divulgando a capacidade aeronáutica do país.


A palestra

Há alguns anos, Gérard Moss tem sido procurado por empresas e organizadores de eventos para proferir palestras motivacionais em eventos promocionais ou seminários de treinamento.


Atualmente, além da palestra motivacional (Asas do Vento) em que relata o desafio de dar a volta ao mundo sozinho num pequeno motoplanador, e uma palestra sócio-ambiental (Rios Voadores) em que explica o tema do projeto atual que coloca uma lupa sobre o regime de chuvas no Brasil.


“ASAS DO VENTO”
 Uma palestra motivacional


Em 2001, Gérard realizou o primeiro vôo ao redor do mundo em um motoplanador, fato inédito que foi acompanhado pelo programa Fantástico a cada domingo durante 15 semanas.


A palestra expõe todos os elementos essenciais ao sucesso de um empreendimento dessa envergadura, o projeto sendo um exemplo vivo da adequação às necessidades para a realização de uma ação planejada, dentro de um tempo limitado e com recursos limitados.


Durante a apresentação, são abordados diversos temas como o planejamento crucial ao bom desempenho (em se tratando de diversos países do mundo), a tecnologia inovadora na transmissão de imagens, a preocupação com o meio ambiente (coleta de dados sobre ozônio), a motivação pessoal e física para encarar as dificuldades e, finalmente, a determinação que torna possível vencer o desafio de voar 62.000 km em uma pequena e frágil aeronave por diversos países e, às vezes, em condições de tempo extremamente desfavoráveis.


Os principais temas abordados são:


- Planejamento e prazo
- Superação de desafios
- Formação de parcerias e da equipe
- Desafio físico e técnico
- Minimizando o fator risco
- Relações humanas e culturas diferentes
- Sucesso: fruto de coragem e determinação


“RIOS VOADORES”
 Uma palestra sócio-ambiental
Preocupado com a saúde dos rios brasileiros, Gérard idealizou o projeto Brasil das Águas e desenvolveu um método de coleta de amostras pioneira no mundo utilizando um avião anfíbio.


Durante 14 meses, voou até os recantos mais distantes do país, na companhia da mulher Margi, fotografa, coletando 1.160 amostras. Foram 800 horas de vôo em situações bastante arriscadas que exigiam sangue frio e comprometimento com o objetivo e os resultados.


Terminado o trabalho dos pesquisadores que analisaram as amostras, no final de 2005 foi desenhado um panorama pontual da situação das águas brasileiras.


Na palestra, ilustrada com belas fotografias e vídeo, Gérard mostra como e porque buscou essas amostras de água. Fala sobre as águas do Brasil e do mundo, apresenta os desafios do projeto, a tecnologia inovadora e os resultados das análises, enfatizando a importância de agirmos com responsabilidade, usando a água racionalmente, com pensamento coletivo.



<< voltar

www.arenasports.com.br - Todos os direitos reservados.
© Copyright 2011 - Design por Arena Sports®
Av São Gabriel 201 Cj 305 - Itaim - São Paulo - SP - Tel (11) 3071-1657