Gustavo Borges

Gustavo França Borges nasceu em Riberão Preto interior de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1972. Logo após seu nascimento foi morar em Ituverava, cidade onde cresceu e estudou até seu 15 anos.


Morou por cinco anos em Jacksonville e foi estudante na Universidade de Michigan em Ann Arbor onde cursou Economia. Nessa época foi guiado pelo treinador de natação Jon Urbanchek, que também treinou grandes nadadores como Eric Namesnik e Marcel Wouda nos anos 90.


Gustavo começou a nadar em 1982, por volta dos 10 anos, na Associação Atlética Ituveravense. Sempre gostou de vários esportes e praticou, entre eles, natação, futebol, tênis, basquete e hipismo. Mas a natação tornou-se o seu esporte preferido.


E foi em 1991, nos Jogos Pan-americanos, em Havana, Cuba, que Gustavo Borges deu início à sua escalada de vitórias, sendo hoje o maior medalhista brasileiro em pan-americanos.


Considerado um dos principais atletas da história da natação brasileira, foi o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas. Pelos seus feitos, tem suas marcas registradas nos livros de recordes e guarda com muito cuidado as suas medalhas, comendas, títulos, troféus e todas as manifestações de carinho que tem recebido das pessoas, ao longo desses anos de sucesso na natação brasileira.


Brasileiro, com muito orgulho, Gustavo Borges está entre os esportistas do século e entre os 10 desportistas Latino-americanos mais destacados. Foi escolhido pela FINA como um dos 12 atletas que fizeram parte do seu Comitê, no período de 2000 a 2010.


Atualmente, Gustavo reside em São Paulo com sua familia onde está à frente de todos os seus empreendimentos. É um dos sócios fundadores das Academias Gustavo Borges Natação & Bem-estar unidade São Paulo, Londrina e unidades Curitiba, e ministra Palestras Motivacionais a empresas.


O empresário criou com seus sócios também a Metodologia Gustavo Borges, uma metodologia de ensino de natação comercializada a academias e escolas em todo o Brasil que hoje já atende mais de 30.000 alunos entre crianças e adultos.


Apesar de não competir mais não deixou sua paixão de lado, continua treinando, participando de grandes eventos de natação e treina nas horas vagas.


Principais títulos:


- Quatro vezes medalhista Olímpico: Medalha de prata nos 100m livre nos Jogos Olímpicos de Barcelona, 1992 / Medalha de prata nos 200m livre e de bronze nos 100m livre nos Jogos Olímpicos de Atlanta, 1996 / Medalha de bronze nos 4x100m livre nos Jogos Olímpicos de Sydney, 2000.
- Três vezes recordista mundial em 1993 e novamente recordista mundial no revezamento 4x100m livre em dezembro de 1998, no Rio de Janeiro.
- Maior medalhista brasileiro em Jogos Pan-Americanos: 19 medalhas nas edições de Havana,1991 / Mar Del Plata,1995 / Winnipeg,1999 e Santo Domingo, 2003.
- 31 vezes medalhista em Copas do Mundo.



A palestra

Gustavo Borges oferece, através de sua palestra motivacional “Atitude de Campeão”, sugestões para o crescimento pessoal e profissional das empresas. Ministra uma palestra que é dividida em seis blocos e procura sempre reforçar a importância de conceitos como disciplina, planejamento, trabalho em equipe, o desafio da concorrência, a importância da superação e explica como lidar com as derrotas e como se comportar nos momentos das vitórias.


Na primeira parte da palestra, Gustavo Borges fala da importância do conceito sonho na vida de qualquer profissional e explica como definir objetivos e metas é importante para atingir esse sonho.


Ele também explica que as pessoas têm que ter consciência das responsabilidades que esse sonho trará: sacrifício, definição de prioridades, superação e coragem. O atleta também fala sobre a concorrência que existe. Ele faz uma analogia entre a sua disputa pessoal com outros grandes nadadores de sua época e o mundo corporativo e mostra a necessidade de conhecer bem quem está disputando o mercado com você e de sempre inovar para manter-se à frente.


O campeão olímpico também aborda temas como atitude, disciplina, foco, força de vontade para encarar a rotina do dia-a-dia sem se desviar do objetivo e a importância do trabalho em equipe, do companheirismo e da responsabilidade de cada um para a realização de um grupo que tem uma meta comum.


Na quinta parte, ele conta um pouco de sua experiência nas Olimpíadas de Barcelona, Atlanta, Sydney e Atenas. Na sexta e última parte, Gustavo Borges fala de como está sua vida hoje. Conta sobre a sua família e as realizações atuais como a empresa Metodologia Gustavo Borges e de suas academias.



<< voltar

www.arenasports.com.br - Todos os direitos reservados.
© Copyright 2011 - Design por Arena Sports®
Av São Gabriel 201 Cj 305 - Itaim - São Paulo - SP - Tel (11) 3071-1657