José Roberto Guimarães

José Roberto Guimarães é o único técnico tri-campeão olímpico comandando equipes masculinas e femininas da mesma modalidade. Mais do que isso, é o único Tri-Campeão Olímpico brasileiro.


Foi ele quem comandou a famosa “Geração de Ouro”, nome dado à Seleção Brasileira masculina de vôlei Campeã Olímpica em Barcelona 1992, formada por Tande, Marcelo Negrão, Giovane e Cia, a primeira medalha de ouro olímpica de esportes coletivos do Brasil.


Sua segunda grande conquista foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, comandando a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei de maneira incontestável: 8 jogos, 8 vitórias e apenas 1 set perdido. Foi também campeão do Campeonato Mundial de Clubes, em 2010, dirigindo o time do Fenerbache, da Turquia.

Em 2012 foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, novamente com a seleção feminina. Após uma primeira fase instável, a equipe venceu nas quartas de final as eternas rivais russas e ganharam moral, até vencer o título novamente sobre as norte-americanas, por 3 sets a 1.

Entre seus principais resultados estão duas medalhas de prata no Campeonato Mundial de Vôlei (Osaka 2006 e Tóquio 2010), além de 5 títulos do Grand Priz de Vôlei, 4 Sul-Americanos, entre outros, todos com a seleção feminina. Em 2008 foi eleito pela Confederação Brasileira de Voleibol o melhor técnico de esportes coletivos do ano.


Foi campeão também da Superliga Feminina dirigindo o time do Finasa/Osasco em 2003, 2004 e 2005, além do bicampeonato estadual pela mesma equipe em 2001 e 2002.


Seu estilo de liderança é marcado por características peculiares, como: Serenidade, determinação, planejamento e inovação.


José Roberto Guimarães também teve uma passagem profissional no futebol, onde foi gerente administrativo da Hicks Muse, parceira financeira para o futebol profissional do EC Cruzeiro e S.C. Corinthians Paulista, época em que o time paulista sagrou-se campeão brasileiro e mundial interclubes.


Logo em seguida, retornou ao seu esporte de origem, o vôlei, onde se sagrou Campeão da Superliga Nacional com a equipe feminina do BCN/Osasco. Atualmente, é técnico da Seleção Brasileira Feminina de vôlei.



A palestra

Em sua palestra motivacional, aborda os seguintes temas:

- Trabalho em equipe;
- Liderança
- Planejamento e estratégias;
- A importância do treinamento;
- Identificando oportunidades e obtendo resultados;
- Adaptação a diferentes situações;
- Diferenças entre comandar homens e mulheres;
- Mantendo a equipe motivada e unida;
- Qualidade total.

<< voltar

www.arenasports.com.br - Todos os direitos reservados.
© Copyright 2011 - Design por Arena Sports®
Av São Gabriel 201 Cj 305 - Itaim - São Paulo - SP - Tel (11) 3071-1657